![]() Esta semana mais uma vez constatei que não vale a pena insistir com um adolescente para estudar quando ele próprio não quer. Duas horas de estudo podem resumir-se a dez minutos de aprendizagem efetiva. Todos os professores deveriam saber isto! Forçar, repreender e obrigar, sem mudar a estratégia de ensino é no mínimo cansativo e altamente castrador! Quando um aluno de 16 anos não abre os livros e não tem cadernos... então é caso para parar, perguntar e refletir em conjunto. Depois de uma conversa sincera, abrem-se caminhos, soluções e alternativas para uma sessão de estudo mais eficaz. Um aluno que esta no 10 º ano, pode ser avisado, uma , duas e até três vezes que necessita de estudar para obter bons resultados, no entanto se a sua motivação não for essa , os avisos tornam-se simplesmente ruído! Claro que de vez em quando temos que os lembrar dos seus objetivos, mas quando os objetivos são verdadeiros e mesmo deles... não é preciso lembrar de absolutamente nada! Esta lá, é intrínseco. Um dos maiores problemas da nossa escola prende-se com o fato de os nossos jovens não saberem o que os motiva, o que os apaixona. Quando pergunto aos meus alunos o que os motiva, são raros aqueles que sabem efetivamente para onde e como querem ir. Através de algumas técnicas da Programação Neurolinguística e do Panorama Social, a nova psicologia do espaço mental, podemos facilitar essa descoberta interior que os jovens necessitam de fazer para encontrarem o seu rumo, a sua missão, é absolutamente essencial para o sucesso em todas as áreas da vida. Pergunte ao seu filho o que ele quer fazer no futuro. Anote o que atualmente ele esta a fazer para conquistar o que deseja, dê sugestões, elabore um projeto em conjunto com ele, entusiasme-se , vibre e visualize o futuro concretizado. Motive-o e acredite nele. É urgente parar e refletir para onde queremos ir. Sorrisos Eunice Pinto www.academiadesucesso.pt
0 Comentários
Enviar uma resposta. |
Eunice PintoTrainer de PNL Archives
Agosto 2018
Categories |