Com a proximidade dos exames nacionais juntamente com os últimos testes do período é natural que exista algum nível de stress e ansiedade por parte dos alunos.
Deixa de ser saudável quando eu estou a explicar, e alguns alunos começam a dizer: “ ... mas eu não sei a matéria... e aquilo sai ?... também vai sair isto ? Eu não sei nada... acho que vou ter negativa", de lágrimas nos olhos folheiam o manual vezes sem conta. "E agora? Vou ter a primeira negativa na minha vida! " A respiração fica acelerada, o coração “salta pela boca”. Estou a falar de bons alunos! Não estou a falar de alunos que não estudam. Nestas alturas é preferível parar, acalmar e utilizar algumas estratégias de PNL ( Programação Neurolinguística), rapidamente a respiração acalma, a confiança aumenta e tudo parece ficar novamente mais claro. É importante que os professores saibam lidar com estas situações. Não basta continuar a debitar a matéria e mandar o aluno lavar a cara para voltar a estudar! Infelizmente é isto que normalmente acontece, nas escolas nos centros de estudo. Lava a cara e volta a trabalhar. Qual será a diferença que faz a diferença? Neste caso são alunos que estudam, que sabem a matéria e que de repente acham não sabem nada. Entram numa espiral de ansiedade e não ouvem. Como se o mundo fosse acabar por causa de uma negativa. Como se o mais importante na vida fosse aquela nota! Pergunto-me. Que sistema é este? Muito mais importante é aquilo que estes miúdos não estão a conseguir fazer, felizmente que alguns pais já vão tendo consciência da importância do equilíbrio da gestão emocional para a vida futura e procuram algo diferente, para a educação escolar dos seus filhotes. Bem hajam! Inteligência emocional precisa-se com urgência. Sorrisos Eunice Pinto
0 Comentários
Enviar uma resposta. |
Eunice PintoTrainer de PNL Archives
Agosto 2018
Categories |