Diante um comportamento indesejável e de circunstâncias que nos desafiam, não é surpreendente que algumas vezes, nós pensemos o pior acerca do comportamento dos nossos filhos ou alunos. Embora seja compreensível que isso aconteça os nossos pensamentos negativos podem, realmente reforçar comportamentos desagradáveis: e nós conseguimos mais do que não queremos. Ao compreendermos a base dos nossos pensamentos negativos, podemos aprender a clarear os nossos pensamentos para que consigamos mais dos comportamentos produtivos que queremos.
Para pensar negativamente sobre os nossos filhos, temos de interpretar seus comportamentos de uma forma negativa; nós presumimos, ou imaginamos que sabemos que os comportamentos deles surgem de intenções, motivos ou caraterísticas negativas deles. Por exemplo: Imagine que tem dois filhos, um de 3 anos e um bébé. Você percebe que o seu filho mais velho esta a ser "bruto" com o bébé. Baseado nesse comportamento você pensa: " Ele esta com ciumes do irmão e quer magoa-lo." Inconscientemente supõe, ou imagina saber, que o seu filho tem intenção de magoar o seu irmão bébé - uma intenção negativa. Baseado nessa suposição, você tenta manter o seu filho longe do bébé, fazendo com que ele brinque noutro lugar. O efeito provável disso é que o seu filho se torne cada vez mais ativo e com um comportamento cada vez mais inadequado perto do seu irmão. Seja a sua suposição sobre as intenções do seu filho correta ou não, ela influencia-o a si a ter comportamentos que a reforçam. Ao tentar manter o bébé seguro, você cria situações que podem de fato encorajar seu filho a ter ciume e se comportar com mais rudeza em relação a você e ao bébé. Resultado: Obtém mais de um comportamento indesejável. Agora vamos olhar para este exemplo de novo, mas desta vez fazendo uma suposição diferente. Percebe o que esta a acontecer e pensa: "Ele esta fascinado com o irmão bébé e quer brincar com ele. Ele não tem consciência da sua própria força." Então você supõe, ou imagina que sabe, que o seu filho tem uma intenção positiva. Baseado nessa suposição, você encoraja-o a ser gentil, mostrando-lhe como se deve pegar no bébé, com delicadeza e cuidado. Mostra-lhe como partilhar brinquedos adequados com os seu irmão. A sua energia esta completamente diferente. O efeito provável aqui é que, embora você tenha que manter os olhos abertos, você percebe o quão mais calmo e gentil o seu filho pode ser com o seu irmão. Uma suposição diferente leva a resultados diferentes: assim pode-se criar situações que encorajem o seu filho a brincar com o seu irmão de uma forma delicada e cada vez mais responsável. Resultado: Obtém mais de um comportamento desejável. Este exemplo mostra-nos como as suposições negativas sobre as intenções do seu filho ou aluno tendem a reforçar comportamentos negativos e as suposições positivas sobre as intenções do seu filho ou aluno tendem a apoiar e encorajar comportamentos desejáveis. O método 1º Reconheça o seu pensamento negativo 2º Encontre intenções positivas 3º Encoraje comportamentos aceitaveis que realizem intenções positivas. O melhor de tudo é que podemos usar este método na escola, na sala de aula, em nossa casa.. em todo o lado, porque é gratuito e fácil de transportar. Sorrisos Eunice Pinto Trainer certificada por PNL-Portugal e NTI NLP (Instituto Holandês de Programação Neurolinguística) www.academiadesucesso.pt
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Agosto 2018
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