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December 22nd, 2014

22/12/2014

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Os pais desejam o melhor para os seus filhos, disso ninguém tem dúvida!

11/12/2014

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Então porquê que queremos saber muito sobre culinária, carros, futebol ...  e não queremos aprender sobre 

como educar melhor? Como ser melhor pai? Como ser melhor mãe? 

Porque será? Talvez já se saiba tudo.

Para educar e para ensinar não basta exigir,  tem de se dar em troca.

Muitos adultos exigem, exigem ....  e não contribuem.

Não basta comida na mesa, roupa lavada, telemóvel novo e  dezenas de chapéus e ténis de marca...

Não, não se tem tudo!

Por vezes falta o essencial.

Paz, tranquilidade, segurança, respeito... tempo.

Exige-se  boas notas porque é obrigação, no entanto não há tempo para conversar, para brincar, para contar uma história, para partilhar um abraço.

Exigem-se os resultados e  subtraem-se os  carinhos. 
Ninguém aprende se estiver infeliz! Tão simples e tão complicado de entender?

Com isto não quero dizer que sou detentora da verdade e também sei que tenho cinquenta por cento de hipóteses de estar certa e cinquenta por cento de hipóteses de estar errada...  depende da opinião e da perspetiva de quem me lê. 
Fico do lado da causa ou coloco-me do lado do efeito?
Prefiro colocar-me do lado da causa e modificar o efeito.

Mesmo sem verdades absolutas, escolho os afetos, valorizar o trabalho, promover o sucesso e aprender. Aprender até ao final da vida...

Sorrisos

Eunice Pinto
www.academiadesucesso.pt


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Queremos adultos obedientes ou adultos empreendedores e criativos?

5/12/2014

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 Na nossa sociedade facilmente caímos na armadilha de pensar que é mais fácil obedecer às regras por obrigação ou por medo do que por colaboração e compreensão.  Eis alguns exemplos:

 - As regras são estas!

- Cá em casa quem manda sou eu!

- Enquanto eu cá estiver é assim, quando eu me for embora fazem como  quiserem!

- Azar, eu é que mando!

As crianças que obedecem cegamente porque têm medo, correm o risco de se tornarem apáticas, sem iniciativa e sem criatividade, porque o respeito é muito

diferente de medo!

Esta forma de educar cria resistência, revolta e se for de uma forma persistente poderá criar ausência de pensamento critico.

Existem crianças que na primeira oportunidade e sempre que possam quebram as regras, porque não se tornaram colaboradores e participantes.

Eu tenho e sempre tive alunos cujos pais são muito exigentes em termos de regras e os seus filhos são aqueles que mais tentam fugir delas.

A forma como as regras são faladas são meio caminho andado para a sua aplicabilidade.

Em primeiro lugar deverá haver conexão entre o adulto e a  criança, quanto mais distante este adulto estiver maior resistência existe na aceitação das regras.

Quando falo em conexão refiro-me ao olhar, ao nível de comunicação, ao respeito mútuo, compreensão, interesse pelo outro, em PNL – Programação Neurolinguística chama-se a isto Rapport.

Em segundo lugar,  todos os factos devem ser explicados e compreendidos.

Em terceiro lugar vem a aceitação de ambas as partes.

Por último aparece a aplicabilidade da regra e a sua realização.

Esta conversa certamente que demorará mais algum tempo do que uma simples frase,  mas acreditem que no futuro os resultados vão ser muito mais animadores.

A participação ativa e  a colaboração em todo o processo de negociação por parte das nossas crianças e jovens, permite criar um espírito critico, inovador e flexível nos adultos de amanhã.

 

Um dos pressupostos da PNL de que eu gosto muito é o seguinte:

O comportamento de alguém não é a pessoa.

(aceite a pessoa, transforme o comportamento)

 

Sorrisos

Eunice Pinto

www.academiadesucesso.pt

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All together now...

3/12/2014

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Trabalho  de diagnóstico e terapia com "Bonecos".
Programação Neurolinguistica e Panorama Social
Os alunos adoram e eu também... 
Os resultados dizem tudo.
Sorrisos
Eunice Pinto
www.academiadesucesso.pt


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    Eunice Pinto

    Trainer de PNL

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