![]() Quem acha que sabe tudo dificilmente ensina. Quem sabe tudo não tem tempo para aprender nem para ensinar, porque a disponibilidade para ensinar só existe no exercício de consciência de que há muito para aprender. Quando a aprendizagem é um custo e não um investimento jamais a nossa sociedade poderá evoluir. Alguém numa conferência me disse : “ Se um médico do Sec XIX viesse hoje à terra teria de estudar muito para aplicar medicina, um professor do Sec XVIII se viesse hoje dar aulas em Portugal, não necessitaria de aprender absolutamente nada, porque as teorias são as mesmas e as salas de aula precisamente iguais. Atualmente temos professores do Sec XX a dar aulas a alunos do Sec XXI , com teorias do Sec XVII. “ Absolutamente Incrível! Não acham? Curso no Estoril 7 e 8 Março Para pais, professores e educadores http://pnl-portugal.com/eventos/pnl-ensino/ Email: info@pnl-portugal.com Sorrisos Eunice Pinto
0 Comentários
![]() Este ano comecei a dar explicações de Matemática a uma aluna que esta no 8º ano e que não tem positiva a Matemática desde o 5º ano. Ou seja não assimilou as regras básicas das operações. Eis algumas das frases que ela diz: - Jamais vou conseguir ter positiva; - Não sei para quê que isto serve; - Não vou ser capaz; - Sou preguiçosa; - Quando vou estudar Matemática já sei que vou errar tudo. Em primeiro lugar existem aqui várias convicções limitadoras que temos de transformar antes de partir para a realização dos exercícios. Em PNL - Programação Neurolinguística, podemos fazer isto com uma simples conversa, onde se aplica uma técnica fabulosa e que nos trás resultados extraordinários. Depois existe ainda a associação do estudo da Matemática a algo que não é muito agradável, por isso é importante que a aluna sinta prazer em estudar Matemática. Como se faz isso? Começar por exercícios fáceis e valorizar as suas conquistas. Um abraço. Um YESSSSSSS tu és capaz! Algo inesperado que simbolize esse momento. Por vezes basta uma frase como “ Tu tens jeito para isto! “ . Fazer exercícios ao ar livre também é uma boa forma de associar a Matemática a uma experiência agradável. A motivação e o acreditar que se é capaz é essencial para ultrapassar as dificuldades. Os exercícios podem ser divertidos desde que a aluna vá conseguindo realizá-los, dos mais fáceis para os mais difíceis sempre com orientação e com objetivos bem definidos. A pouco e pouco os resultados vão surgindo, e a vontade de estudar Matemática vai aumentando. Se fizermos as coisas sempre da mesma forma obtemos sempre os mesmos resultados. No curso para pais e professores que se vai realizar no Estoril dia 7 e 8 de Março vamos aprender a fazer diferente. Inscrevam-se! Curso para pais e professores http://pnl-portugal.com/eventos/pnl-ensino/ Email: info@pnl-portugal.com Sorrisos Eunice Pinto |
Eunice PintoTrainer de PNL Archives
Agosto 2018
Categories |