Nem sempre quantidade é sinónimo de qualidade! Durante anos exerceu-se o poder, o medo, a pressão para que as crianças estudassem o máximo de horas possíveis para alcançarem bons resultados escolares. Quanto mais horas ... melhores resultados terás! Se não tiveste boa nota é porque não estudaste, se... se... e mais ses... e por vezes surge a frase tipica que destrói qualquer ego, " Vês os teus colegas conseguem boas notas e tu não consegues? "
É verdade que tem de existir estudo, no entanto este fator não é único e exclusivo para o sucesso dos resultados escolares, existem outros que são tão ou mais importantes do que este, e que infelizmente é pouco abordado, as Emoções. Saber lidar com as emoções é essencial para estar em estado de recursos, durante um exame. O aluno pode saber a matéria durante as aulas, ou mesmo quando esta num ambiente descontraído, mas o que lhe servirá todas as horas de estudo se quando necessita de aceder à informação não consegue, fica baralhado, enerva-se, troca tudo e ainda por cima tem a certeza que não vai conseguir, que não é capaz e no caso da Matemática porque é muito difícil. É necessário existir exigencia, mas sobretudo compreender quando a pressão e as espectativas impostas são demasiado altas para um amor-próprio tão pequenino. Eunice Pinto
0 Comentários
|
Eunice PintoTrainer de PNL Archives
Agosto 2018
Categories |